Header Ads

Porque os personagens de animês japoneses têm olhos grandes?

J-rock, J-pop, mangás, animês... A cultura japonesa oferece muitas variedades para quem gosta  do universo alternativo à maneira japonesa.  E falando em animês, uma coisa que sempre me intrigou foi porque os personagens têm olhos ocidentais ao invés de olhos puxados, o que seria mais condizente a etnia oriental. Taí, agora eu sei, querem saber também? Confiram.
 Com a ocupação dos Estados Unidos no fim da Segunda Guerra Mundial, muitos artistas japoneses tiveram contato com a cultura ocidental e, influenciados pela cultura pop dos Estados Unidos, desenhistas em início de carreira começaram a conhecer os quadrinhos e desenhos animados na sua forma moderna. Havia negociantes que contrabandeavam rolos de filmes americanos, desenhos da Disney e outros.

 Entre os principais artistas que se envolveram com a tal arte, estavam Osamu Tezuka, Shotaro Ishinomori e Leiji Matsumoto. Estes três jovens, mais tarde, foram consagrados no mercado de mangá. Na década de 1950, influenciados pela mídia que vinha do Ocidente, diversos artistas e estúdios começaram a desenvolver projetos de animação experimental.


Ta, mas qual a origem mesmo? A origem dos olhos grandes nos mangás e animês vem do teatro japonês onde os atores e atrizes se pintam e usam máscaras com olhos grandes para representar deuses e demônios e outras entidades da cultura japonesa.

A curiosidade matou um gato
  • Para os japoneses, anime é tudo o que seja desenho animado, seja ele estrangeiro ou nacional. Para os ocidentais, anime é todo o desenho animado que venha do Japão. 
  • A origem da palavra é controversa, podendo vir da palavra inglesa animation ("animação") ou da palavra francesa animée ("animado")
  •  Os animes e os mangás se destacam principalmente por seus olhos geralmente muito grandes, muito bem definidos, redondos ou rasgados, cheios de brilho e muitas vezes com cores chamativas, para que, desta forma, possam conferir mais emoção aos seus personagens.

12 comentários:

Amanda Passabom disse...

Segundo fontes Japonesas e seguras que faz mangás, ja tive outra informação. Os animes tem olhos grandes que para os Japoneses e sua cultura, são dos olhos que se vê a alma da ''pessoa'' - os olhos são a janela da alma - =)

Pedro Jungbluth disse...

Vale lembrar que uma nação de pessoas com olhos puxados não se vê como pessoas de olhos puxados, né? O formato do olho dos desenhos é similar ao formato de olhos orientais, mas a proporções são diferentes.

kaworu disse...

juntando os dois comentarios... relamente o desenho dos olhos é caregado de espressão, mais tb nao precisa estar ligado diretamente ao tamanho

e os japonese naos e veem como pessoas de olhos peqnos, e sim nos q temos olhos estranhos pra eles....entao os olhos desenhados são japoneses, mais tm essa disproporçao q é uam caracteristica do stilo

Alex disse...

Elfen Lied e Death Note sao phodasticos!!!

Américo Santos disse...

é exatamente oque a amanda disse, acrescentando o fato de que é extremamente mais facil demonstrar sentimentos/emoções com personagens desenhados com olhos grandes.

André disse...

Detalhe, animes são os desenhos, mangás sao quadrinhos.
Adoro os 2.

"Nippon" disse...

Divido a mesma opinião da Amanda e também conhecia história parecida, adicionando ainda que os olhos tornam os sentimentos mais expressivos...

Anônimo disse...

Bom, eu como um desenhista, dou uma nota tambem, Osamu Tezuka, inspirou se nos desenhos Disney p criar os personagens do mangá, vê se os olhos grandes de Mickey Mouse, e compare com os trabalhos de mangás da década de 60

Ryan disse...

Não viaja...
Cara vocês decendentes de ocidentais tem que parar com essa mania de ficar implementando coisas falsas na nossa cultura.

Primeiro que nem vocês ocidentais tem olhos desse tamanho e segundo que vocês não tem olhos da cor vermelha ou laranja ou etc...

Ariiiane ;* disse...

Adoreei!
Emo, não tinha percebido que você tava com esse blog... Eu tinha acabado de des-segui-lo!
kkkkkk
Existe esse verbo ? xD
Vou seguir e novo!
Beeeeijo
Ahh, eu amo ANIME! *---*
Lembra do espaço otaku que fomos ? Temos que ir ao próximo!
beijo

Anônimo disse...

Acho que realmente os olhos grandes sao mais facies de demonstrar os sentimentos alem do fato de ja que todos tem olhos pequenos no Japao eles devem ter o deseijo de ter olhos grandes.

Anônimo disse...

Bem, sei lá...Mas... Lá no Japão tem caras que preferem uma namorada
virtual do que uma mina de verdade. Tem desenhos do Japão que são insano...
E por fala em insanidade...Uma palavra para loucura: "Lolicon".
Meu... Wtf?! Só no mundo do anime para achar isso tão "Kawaii"... Mas
vai ver na vida real se isso lá é "Kawaii"!!! Isso é crime!! E tu vai
preso!!Sacou?! Pedobear?! Não?! Pesquise no google que você vai entender.

Orgulhosamente usando Wordpress, digo, Blogger.. Tecnologia do Blogger.