domingo, 25 de outubro de 2009

A História do "Parabéns Pra Você"

Você alguma vez ja se perguntou de onde surgiu essa musiquinha que em todos os aniversários é cantada? Pois é, aproveitando que a curiosidade de muita gente, resolvi compartilhar com vocês. Olhem só.

A melodia de Parabéns pra você tem origem na canção Good Morning to All (Bom Dia a Todos) de Preston Ware Orem publicada em 1893 e oficialmente registrada em 1935 pela Summy Company, empresa para a qual Orem compôs a canção. Por causa disso, hoje há uma certa polêmica sobre o copyright e direitos sobre a execução da canção. A Summy Company exige que royalties sejam pagos quando a canção Parabéns para você for executada ao público.
No Brasil, a rádio Tupi do Rio de Janeiro organizou em 1942 um concurso para escolher uma letra que casasse com a melodia de "Happy Birthday To You". A vencedora foi a paulista Bertha Celeste Homem de Mello, que até sua morte, em 1999, fazia questão de que as pessoas cantassem a letra do jeito que ela escreveu: "Parabéns a você / Nesta data querida / Muita felicidade / Muitos anos de vida." (Wikepedia)

Bem antiga, né? Falando a verdade, odeio cantar parabéns. Para mim, é a pior parte de uma festa de aniversário.

Nenhum comentário: