Header Ads

Dia internacional da mulher

Você sabe porque logo hoje, 8 de março, é dia internacional da mulher?

A ideia da existência de um dia internacional da mulher foi inicialmente proposta na virada do século XX, durante o rápido processo de industrialização e expansão económica que levou aos protestos sobre as condições de trabalho. As mulheres empregadas em fábricas de vestuário e indústria têxtil foram protagonistas de um desses protestos em 8 de Março de 1857 em Nova Iorque, em que protestavam sobre as más condições de trabalho e reduzidos salários.
Existem outros acontecimentos que possam provar a tese como o incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist, que também aconteceu em Nova Iorque, em 25 de março de 1911, onde morreram 146 trabalhadoras. Segundo esta versão, 129 trabalhadoras durante um protesto teriam sido trancadas e queimadas vivas. Este evento porém nunca aconteceu e o incêndio da Triangle Shirtwaist continua como o pior incêndio da história de Nova Iorque. Essa data significa a importancia da mulher na sociedade. É um dia comemorativo para a celebração dos feitos econômicos, políticos e sociais alcançados pela mulher.
Sempre nessa época do ano, o que mais tem são aqueles comerciais de cosméticos homenageando as mulheres com aqueles textos de tirar o chapéu, pra chamar a atenção, fingindo que realmente concordam com o texto, mas o que na verdade só querem é vender! Fato.
Hoje, como é domingo, o que não faltou foram programas televisivos fazendo uma singela ou até uma grande homenagem as mulheres desse Brasil varonil, isso com certeza todos perceberam. Logo nessa data, a substituta da Dercy Gonçalves, a ilustre Hebe Camargo está fazendo seu 250º aniversário. Que maravilha!
Parabéns mulheres!

Um comentário:

douglasfert disse...

***
Acabei de indicar um selo para ti. Da uma passada no post de hoje e resgate-o.

abrsss

Orgulhosamente usando Wordpress, digo, Blogger.. Tecnologia do Blogger.