sábado, 3 de janeiro de 2009

Mudança na ortografia portuguesa


Desde 1º de janeiro os países de língua portuguesa assinaram um novo acordo da língua portuguesa, o que torna padrão a forma de escrita nesses países, só mantendo a forma de falar de cada país, por isso não precisaremos falar que nem os portugueses com aquele sotaque digamos, diferente xD.
Veja o que muda:

- As paroxítonas terminadas em “o” duplo, por exemplo, não terão mais acento circunflexo. Ao invés de “abençôo”, “enjôo” ou “vôo”, os brasileiros terão que escrever “abençoo”, “enjoo” e “voo”.

- mudam-se as normas para o uso do hífen

- Não se usará mais o acento circunflexo nas terceiras pessoas do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo dos verbos “crer”, “dar”, “ler”, “ver” e seus decorrentes, ficando correta a grafia “creem”, “deem”, “leem” e “veem”.

- Criação de alguns casos de dupla grafia para fazer diferenciação, como o uso do acento agudo na primeira pessoa do plural do pretérito perfeito dos verbos da primeira conjugação, tais como “louvámos” em oposição a “louvamos” e “amámos” em oposição a “amamos”.

- O trema desaparece completamente. Estará correto escrever “linguiça”, “sequência”, “frequência” e “quinquênio” ao invés de lingüiça, seqüência, freqüência e qüinqüênio.

- O alfabeto deixa de ter 23 letras para ter 26, com a incorporação de “k”, “w” e “y”.

- O acento deixará de ser usado para diferenciar “pára” (verbo) de “para” (preposição).

- Haverá eliminação do acento agudo nos ditongos abertos “ei” e “oi” de palavras paroxítonas, como “assembléia”, “idéia”, “heróica” e “jibóia”. O certo será assembleia, ideia, heroica e jiboia.

2 comentários:

Guilherme Bandeira disse...

Resumindo: vamos tirar os acentos que não usamos e colocar letras que sempre usamos...rs.

www.olhaquemaneiro.com.br

luis disse...

espero me adaptar logo a essas regras novas.